.PS Almeida aberto à sociedade

Faz chegar a tua voz ao PS Almeida com notícias, opiniões, sugestões, comentários, críticas, textos... p.s.almeida@sapo.pt
Quinta-feira, 12 de Março de 2009

Resposta dos Vereadores do P.S- Almeida, ao Presidente da Câmara de Almeida

  

Artigo publicado no Praça Alta, do dia 11 de Março.

 A verdade, como uma constante…

 

 Em artigo aqui publicado no passado dia 14 de Janeiro, alertámos para a incoerência existente nas decisões camarárias relativamente aos licenciamentos de construção, reconstrução ou recuperação de edifícios no núcleo histórico desta vila de Almeida.

Tal artigo decorreu do indeferimento de um pedido de colocação de uma grade na janela de uma casa, no Largo da Misericórdia, sem que para tal fosse invocado qualquer argumento para além do já estafado e subjectivo desenquadramento do contexto arquitectónico envolvente.

Ora, todos sabemos como este princípio tem sido utilizado ao sabor das conveniências e do gosto, ou falta dele, de quem decide.

O artigo em referência citava como exemplo dessas contraditórias interpretações do enquadramento do contexto arquitectónico envolvente, entre outros, os casos do “mamarracho” (edifício cubista com uma parte importante, ocupando o espaço aéreo da via pública) edificado na Praça da Liberdade, nas barbas dos Paços do Concelho e do miradouro que se pretende construir em frente ao cemitério velho.

Cientes de que esta volubilidade assenta fundamentalmente na inexistência de regras claras que definam, especificamente e em pormenor, como se pode construir, reconstruir ou recuperar edifícios do núcleo histórico, lamentámos a falta de legislação que garantisse a clareza destas situações.

Para tal afirmámos, então, e reafirmamos agora, que não há qualquer regulamento específico que norteie a construção ou restauro de habitações no espaço intra-muros e, é urgente, é imperioso que exista, o que contribui seriamente para a desertificação do núcleo histórico.

Ora, hoje está exaustivamente estudada a relação existente entre esse despovoamento e o aumento de insegurança sentido pelas comunidades, situação que pode mesmo ter estado na origem do requerimento indeferido que motivou esta crónica.

Surpreendentemente, o Sr. Presidente da Câmara, ao invés de agradecer os alertas contidos no artigo citado, insurgiu-se contra os autores que considera falhos das mais elementares qualidades morais.

Quanto às opiniões do Sr. Presidente sobre a nossa personalidade, nada temos a dizer, pois, tal como é costume dizer que não ofende quem quer…, também nós seguimos a ancestral sabedoria popular que afirma que ovelha ruiva, o que faz, cuida…

Centremo-nos, assim, no que aos factos diz respeito, pois apenas esses justificam toda esta argumentação.

Acusa-nos catilinariamente, o Sr. Presidente de, imagine-se, desconhecimento da lei. Mas não de uma qualquer lei… Na mente do Sr. Presidente só podia tratar-se de uma lei importante.

Assim, entendeu que os autores desconheciam o Regulamento do Plano Director Municipal, particularmente o seu artigo 16º, publicado no já longínquo ano de 1994 e que, no seu ponto 1, refere que Nos núcleos consolidados dos aglomerados, (…) a Câmara Municipal poderá exigir a manutenção das características originais dos edifícios, impedindo ou revertendo a sua descaracterização.

Infelizmente, confundiu PDM (instrumento de referência para a elaboração dos demais planos municipais de ordenamento do território e para o estabelecimento de programas de acção territorial) com Planos de Urbanização e/ou Planos de Pormenor que servem de base à concretização de políticas de ordenamento do território e de urbanismo para uma determinada área do território municipal, especialmente quando ela é de relevante interesse patrimonial e potenciadora de desenvolvimento económico e social, como é o caso da Vila de Almeida.

De facto, o Sr. Presidente confundiu um Regulamento Geral, o do PDM, com planos de pormenor, aliás previstos no seu Artigo 37º, enquanto unidades operativas de planeamento e gestão. Aí se prevêem um Plano de Pormenor para a Vila de Almeida e um Plano de Pormenor de Salvaguarda de Almeida, embora nunca concretizados.

Assim, o indeferimento em questão deveria reportar-se e ter por base a violação de algum dos artigos destes planos e não do ponto 1 do artigo 16º do Regulamento do Plano Director Municipal, com a sua formulação genérica e que o Sr. Presidente invoca.

O defeito, atente-se, não está na amplitude de interpretação permitida pelo Regulamento do Plano Director Municipal. Como lei geral que é, deve estabelecer os princípios que enquadrem os planos de pormenor, mas é a estes que deve reportar-se a aplicação concreta de cada caso.

De outra forma, como se compreende que o ponto 2 do célebre artigo 16º seja totalmente omisso, no que diz respeito à colocação de grades em janelas?

Estará, também, o fundamentalismo pontual da sua interpretação na base do progressivo despovoamento do núcleo histórico da vila de Almeida e na consequente necessidade de colocação de grades em janelas, que não devem, aliás, confundir-se com grades nas varandas, como o Sr. Presidente receia?

Pois quem faria tal confusão, se já o poeta afirmava convictamente que

Há que dizer-se das coisas

o somenos que elas são.

Se for um copo é um copo

se for um cão é um cão.

Deve andar falho de vistas, o Sr. Presidente. Com tantas insinuações insultuosas a quem dele discorda, nem repara que a ambiguidade e a falta de clareza das suas decisões têm contribuído profundamente para contrariar o objectivo central do Plano Director Municipal, claramente delineado no seu Preâmbulo: … nos próximos 10 anos (…) fixar a população preservando a identidade cultural e qualidade do ambiente, pois se considera que não pode continuar o processo de desertificação humana das últimas décadas…

Entretanto, passaram mais de catorze anos…

 

Orlindo Vicente

Carlos Pereira

 

publicado por psalmeida às 17:10

link do post | comentar | favorito
97 comentários:
De por Almeida a 12 de Março de 2009 às 19:14
Muito obrigada á equipa do PS de Almeida, que alerta o Presidente António Baptista, Mas Sr. Drs . ele é um homem que puxa a uma nora e diz constantemente que não recebe lições , do Sr. Frias ou de qualquer elemento do PS.
Assim vai Almeida.
Outro assunto existe em Vilar Formoso um anúncio da TMN em que diz fazer cobertura para toda a Beira Alta, mas um terço do concelho não tem cobertura móvel.
Deixa-se colocar publicidade enganosa no concelho?
Quem emite a autorização ?
Mas o PS é o responsável segundo o Baptista porque não consegue colocar a Antena intramuros , vamos lá dar uma ajuda.
De progresso a 12 de Março de 2009 às 19:32
Meus senhores é o progresso.
Lembram-se dos emigrantes quando nas décadas de 60 e 70 rebocavam todas as casas, isso era sinal de progresso;
Suportes de esplanadas em ferro é progresso;
Elevadores nas Casas Matas ajuda os turistas muito cansados isto chama-se progresso;
Azuleijos na porta do Tó Sousa é progresso;
Um bairro de lata á 30 anos é progresso;
O que os senhores chamam de Mamarracho estão enganados e são ignorantes isto é progresso;
Os comerciantes intramuros estão todos ricos com o número elevado de visitantes devido ao progresso;
Mais progresso será substituir ou cobrir todas as muralhas com chapa;
Dou outra sugestão digam ao sr. Presidente em nome do progresso e para pagar a "divida" que venda as pedras da muralha uma a uma, a um pais Arabe asim equilibram-se as finanças durante a vida dele e consegue dar alguns cobres aos seus eleitores para continuarem a votar nele.
Atenção O SR: PRESIDENTE AFIMA CONSTANTEMENTE QUE ELE NÂO É RESPONSÁVEL PELAS MURALHAS, mas quando lhe convem e em nome do progresso
De Anónimo a 12 de Março de 2009 às 21:04
Quero desde já dar os parabéns aos autores do artigo, pela sua qualidade do texto, o que contrasta com a qualidade do artigo do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeida no Praça Alta que foi muito mau quer na forma quer no conteúdo.

O Sr. Batista pensa os Almeidenses à sua imagem e semelhança, sobretudo no que toca à inteligência, mas está enganado, pois nem ele é rei nem os almeidenses são cegos e Deus bafejou-os com mais inteligência


Pensava ele que escrevia uma baboseiras e ficava-mos todos convencidos e embevecidos com tanta sabedoria.

Esta atitude só demonstra o menosprezo que este Sr. tem pelos seus conterrâneos.

Sr. (ainda) presidente mude de rumo e de vida, vá aprender a fazer politica.

Não é com simpatia forçada que agrada aos munícipes , este atitude é mais uma demonstração de desprezo pelos almeidenses.

Podemos ser rudes, mas sabemos distinguir o carácter das pessoas, pois há características no ser humano que não se adquirem com nenhum curso seja ele qual for.

Os almeidenses não são burros e já perceberam que tipo de gente gere os destinos do Concelho.

Os almeidenses já não acreditam que com festas e bolos se enganam os tolos, pois é esta a estratégia dos autarcas actuais.


De Anónimo a 12 de Março de 2009 às 21:46
A resposta do PS ao chorrilho de disparates de autoria do Sr. Baptista Ribeiro demorou, mas foi clara e completa q.b. . Naturalmente que teria que ser veiculada no mesmo órgão de comunicação social onde foi publicada a catrefada de insultos à boa maneira de arruaceiro "polido". BR >Espera-se que não demore tanto a apresentação da lista do PS às autárquicas, pois o tempo urge e BR já foi confeccionando farturas para os velhinhos com o golpe de call center ", etc e tal. Vamos lá ver se haverá canela para tanta fartura ou se tem de se esperar para a feira do fumeiro (?) do próximo ano .
De Amigo a 13 de Março de 2009 às 00:41
Boa noite a todos os almeidenses.
Sou um almeidense atento a todas as manobras de gente que se julga importante, mas que no meio da sociedade não tem credibilidade alguma.
Tenho ouvido e também já li no jornal da paróquia (praça alta), o presidente do clube de futebol estrelas de almeida, que a actual direcção pagou varias dividas da anterior direcção, gostava de lhe dar os meus parabéns, mas não posso, esse senhor é um mentiroso, só se vem para a comunicação social falar ou dar entrevistas quando se tem a cara limpa. Sei que pagou umas centenas de euros a uma lavadeira, na qual era esposa do antigo presidente deste clube, sei que pagou umas centenas de euros ao massagista da anterior direcção! É no massagista que eu lhe vou falar, por acaso alguém conhecia este senhor “MANUEL CARLOS” eu explico, era uma pessoa amiga de almeida filho de almeidenses irmão do Toni do côa, pois a este amigo que já partiu, o clube ainda não lhe pagou, sabe-se que são cinco meses de ordenado a 200€ são 1000€, mas como o MANEL CARLOS não cumpriu na integra os cinco meses pelos motivos referidos atrás
A viúva deste grande homem, pediu que lhe pagassem quatro meses,
É por isto que o chamo mentiroso, são 800€ que o senhor não quer pagar! Pois pede que a viúva lhe dê provas que o clube lhe deve o dinheiro.
Nem quero acreditar que o Dr. Aristides, o Prof.Armindo, Abílio Félix, Alcino Morgado
Que tem os cargos máximos dessa associação pactuem da mesma razão desse senhor.
Não se esqueça, que antes de ser presidente foi dirigente da antiga direcção, então esta direcção anda a pagar as suas dívidas também!

Quando se tem filhos, só se quer o bem de eles, olhe que o MANUEL CARLOS também os tem!
De toalbanosoares a 15 de Março de 2009 às 09:08
Este comentário é uma clúnia e um atentado ao bom nome de toda a Direcção do A. C. D. Estrela de Almeida.

A situação do Sr. Manuel está a ser tratada com a seriedade que este assunto merece com a sua cunhada, D. São, que pode confirmar que o Presidente da Direcção do A. C. D. Esttela de Almeida não é mentiroso.

Não posso deixar de dizer que não é correcto que administradores de Blogues editem comentários anónimos em que se chama mentiroso às pessoas de ânimo leve, não é correcto . Nem tudo vale em politica...

De Almeidense a 16 de Março de 2009 às 18:30
È verdade que nem tudo é valido na politica senhor Tó! Mas olhe que o seu chefe toma atitude que também não são nada dignas. A sua mulher levou prenda na Festa de Natal dos funcionários da Câmara? E no dia internacional da Mulher? ou só foi a mulher do seu chefe que teve direito? Acha bem a autarquia pagar a paparoca e as passeatas da confraria de Almeida onde o seu chefe e a mulher são confrades? Acha bem? Desafio -o a responder:
De Carlos Carreira Afonso a 13 de Março de 2009 às 15:14
Bom... creio que a resposta dada pelos Camaradas (Dr. Orlindo e Dr. Carlos Pereira), foi muito coerente, objectiva e devidamente fundamentada com argumentação verbal e legal!! Os meus parabéns aos 2 por não terem caído na "mediocridade" do Sr.° Prof. Baptista, (se bem que já é apanágio dos Socilaistas não caírem nessas coisas felizmente!!)! Como Socialista é prazeiroso vêr que os Nossos representantes estão atentos e bem informados!! Continuem o bom trabalho de lutar contra o que se tornou essa "Mini-Para-Ditadura" que é o que se tornou a CMA, infelizmente nos últimos anos!!
P.S.: Quando me refiro a "mediocridade" em relação ao Sr. Presidente da CMA é em relação á sua forma de estar na Política e não como sêr humano/pessoa!!
Saudações Cordiais/Socialistas,
Carlos Carreira Afonso.
De Carlos C. Afonso a 13 de Março de 2009 às 15:23
Errata: Onde escrevi Socilaistas leia-se Socialistas!!
Humildes desculpas pelo lapso!!
Carlos Carreira Afonso.
De Desigualdade a 14 de Março de 2009 às 17:02
Concordo a 100% com a expressão do Senhor carlos Carreira Afonso: "Mini-Para_Ditadura". Porquê? Eu passo a explicar. Na Festa de Natal dos funcionários da Câmara Municipal e restantes familiares dos mesmos, recebem uma lembrança natalicia todos os funcionários. CORRECTO. Os respectivos familiares de cada funcionário não recebem prenda a não ser as crianças. CORRECTO. NO ENTANTO DEIXA DE SER CORRECTO UMA VEZ QUE A MULHER DO SENHOR PRESIDENTE (e nem só!) TEM DIREITO A TAL LEMBRANÇA NATALICIA!! SERÀ FUNCIONARIA DA CAMARA? E as mulheres e maridos que vão acompanhar os respectivos conjuges não têm direito á lmbrança. Porquê? Querem mais desigualdade? No dia em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher é dado a cada funcionária da Câmara Municipal um lembrança. CORRECTO; NO ENTANTO DEIXA DE SER CORRECTO QUANDO A MULHER DO SENHOR PRESIDENTE (e não só!) TAMBÈM TEM DIREITO A PRENDINHA!!! E as Mulheres dos funcionários da Câmara não levam prendinha. Porquê?
De O Sentinela Alerta a 14 de Março de 2009 às 18:19
Atenção que além destas afirmações ainda podem ser dadas outras que muuuiiiitttttaaaa gente não sabe.
Um dia ainda se vão saber e depois então é que eu me vou rir.

Alerta!!!!!
De PEIXEIRADA E DESIGUALDADES NÃO a 14 de Março de 2009 às 23:43
Em resposta ao comentário "Desigualdade", é vergonhoso acontecerem tais situações. É desconfortavel para os funcionários. No entanto julgo que este genero de comentários não deveriam fazer corpo deste site do PS. Embora não decurando tais acontecimentos que os classifico de "VERGONHOSO", há tanta coisa para ser discutida, situações que devem ser comentadas para o povo saber. O Dr. orlindo não precisa cair na peixarada para ganhar estas eleições. Até porque o povo neste momento não precisa de peixeiradas mas sim de alternativas e de soluções a pessima gestão do Professor Baptista. No entanto voltou a vincar, que o que diz o comentário "DEsigualdades" é vergonhoso, é simbolo de ditadura que se vive actualmente na autarquia. É uma pena! Julgo não haver grande respeito pelos funcionários, quando muitos votam aqui no concelho. Eu espero que o Dr. Orlindo seja inteligente na pré e na campanha eleitoral. O Senhor não precisa de muito para ganhar as eleições, BASTA QUE FALE A VERDADE O SENHOR TEM TANTO PARA DIZER DESTE EXECUTIVO E COM PROVAS. SEJA SOLIDARIO COM OS FUNCIONÀRIOS MAS NÂO CAIA EM PEIXEIRADAS. EU VOU VOTAR EM SI NAS PROXIMAS ELEIÇÕES. SOU DE ALMEIDA E DESTA O MEU VOTO VAI PARA O PS PORQUE VEJO A MINHA TERRA MORRER. É VERDADE QUE VÃO FAZER UM ELEVADOR NAS CASAMATAS? OU SERÀ UMA ANEDOTA? É VERDADE QUE SE PREVÊ UMA GRANDE INAUGURAÇÂO PARA A ABERTURA DA BIBLIOTECA? POIS É O SENHOR PROFESSOR BAPTISTA ADORA FESTAS. SE NÂO SÂO FESTAS SÂO INAUGURAÇÔES!
De Anónimo a 15 de Março de 2009 às 15:42
Acabo de ler no Praça alta que o Sr. Baptista Ribeiro é o candidato do PSD Às próximas eleições autárquicas. Até aqui nada de novo, é natural que assim seja.
Num concelho com 29 freguesias, se não me engano, juntar só 180 pessoas é que me espanta, se a este número tirar-mos os convidados e os que não votam no concelho é deveras preocupante para o PSD.

Com a percepção da derrota do PSD já ninguém se quer comprometer e assim se vê a verticalidade dos lambe botas do actual presidente da Câmara.

Se tivessem a percepção de vitória certamente seriam muitos mais.

Os candidatos do PS têm que começar desde já a projectar-se no concelho e a criar uma dinâmica de vitória, têm que mostrar ao concelho porque são diferentes e o que os diferencia do PSD.

Pela noticia do PA António Baptista gere o concelho com previsões, tipo Zandinga, pois parece que agora O Sr. António Baptista prevê a meses que é o tempo que falta até às eleições, estou convencido que caso contrário as sua previsões seriam a longo prazo.

A isto chama-se chantagem e é um abuso indecente das expectativas das pessoas, se não ganhar as eleições e as previsões de Zandinga não se concretizarem vai acusar terceiros de inoperância.

Almeidenses está na hora de abrir-mos os olhos, está na hora de mostrar a este senhor que não somos parvos.

Sou de Almeida mas não resido em Almeida nem conheço o Dr. Orlindo, mas desejo-lhe sorte se for ele o candidato, pela forma digna e educada como exerceu o direito de resposta às alarvidades escritas pelo actual autárca num artigo do Jornal Praça Alta.
De OAlternativo a 16 de Março de 2009 às 13:57
Almeidenses está na hora de abrir-mos os olhos, está na hora de mostrar a este senhor que não somos parvos,e de dizer que não serve para governar colectivamente os legitimos interesses dos Almeidenses.
PENSAI PRIMEIRO, E BOTA FORA ... a seguir.
De Jorge Raimundo a 15 de Março de 2009 às 17:28
Entre os candidatos (à Câmara Municipal de Almeida)do Partido Social Democrata e os do Partido Socialista, existem muitas diferenças.
Descrever uma a uma seria enfadonho e levaria muito tempo.
Antes de continuar a escrever este comentário, quero deixar patente que não estou filiado em nenhum partido.
Enquanto o PSD foi poder, os vencidos sempre souberam desempenhar os seus papéis de oposição.
Pelo que tenho consultado verifico que nem sempre a oposição foi tratada com o respeito devido.
A pergunta que vou deixar no ar aos candidatos de ambos os partidos, de forma a que os eleitores saibam com o que vão contar, é para saber se os vencidos ocuparão os lugares que lhes serão distribuidos. Naturalmente que os vencedores vão dizer que sim. Em relação aos vencidos +e que poderão subsistir algumas dúvidas.

Acreditem que esta minha questão tem alguma razão de ser. Um dia saberão porquê.


De OAlternativo a 20 de Março de 2009 às 14:33
Para isso teriam que o Prof. Batista Ribeiro e o Dr. Orlindo Vicente pelo menos, e eventuais outros candidatos (principalmente) á muito necessária mudança para o Concelho de Almeida, explicar detalhadamente, séria e por todas as Freguesias, quais os seus programas e como os iriam por em pratica.
Promesssas, em papeis e visitas a "mercados", "feiras", ou "festas de Aldeia" os Almeidenses estão fartos.

Comentar post

.Concelhia PS Almeida

.pesquisar

 

.Maio 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. CONVOCATÓRIA --ELEIÇÃO D...

. Discurso do Ps Almeida no...

. Intervenção do PS Almeida...

. Ano Novo Vida Nova

. Demissão dos incompetente...

. Resultados Eleições Primá...

. Resultados Federação ...

. Eleições Primárias - Ca...

. Discurso sobre as comemor...

. 40 anos do 25 de Abril

.arquivos

. Maio 2016

. Abril 2015

. Dezembro 2014

. Outubro 2014

. Julho 2014

. Abril 2014

. Fevereiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Junho 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

.tags

. todas as tags

.links

.história partido socialista

.horas certas

.Visitas

.AVISO

Para preservação de um nível crítico elevado os comentários anónimos ofensivos, caluniosos ou obscenos podem ser eliminados do blog.
blogs SAPO

.subscrever feeds